Fundema autua duas empresas por poluição
Foi com a ajuda de uma denúncia que a prefeitura de Brusque, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), conseguiu identificar e autuar os responsáveis pelo escoamento de água contaminada para um afluente do rio Itajaí-mirim, nas proximidades do bairro Santa Rita.
Há dias, a Fundema efetuava um trabalho de pesquisa para descobrir qual empresa que estava liberando um líquido escuro espumoso na água. No entanto, foi por uma denúncia da comunidade que o órgão conseguiu chegar a tempo de coletar uma mostra da água para ser comparada à água das empresas nbas imediações, para obter o resultado que indicaria os culpados.
Nos dias 20 e 22 de janeiro, duas empresas identificadas como causadoras do problema foram autuadas sob os valores de R$ 5 mil e R$ 10 mil. “O tratamento das empresas, quanto à água, não atendia os critérios técnicos necessários e acabavam (as empresas) poluindo o rio. É muito importante que as pessoas fiquem atentas e contribuam com o trabalho da Fundema, denunciando atos irresponsáveis. Quem não atender aos critérios será multado”, destacou Eudez Pavesi, superintendente da Fundema.



